top of page

A arte de Storytelling até ao topo, By Don Valentine


A arte de Storytelling até ao topo, By Don Valentine

É fácil imaginar que tudo depende de uma ideia genial ou de uma tecnologia inovadora quando pensamos em startups de sucesso.

Don Valentine, fundador da Sequoia Capital, acredita em um elemento que é muitas vezes subestimado e que pode fazer toda a diferença: a arte de contar histórias.


A História por Trás do Dinheiro

Valentine destaca algo que surpreendia sempre os muitos aspirantes a empreendedores: não basta ter uma boa ideia, é essencial saber contar essa ideia de uma forma cativante. Ele afirma que “a arte de contar histórias é incrivelmente importante” e que muitos dos empreendedores que procuram financiamento falham justamente por não conseguirem comunicar a sua visão de maneira eficaz.


No mundo dos investimentos, o dinheiro não flui apenas para as ideias brilhantes, mas sim para as histórias bem contadas. Para Valentine contar uma boa história significa muito mais do que apenas apresentar um plano de negócios, é necessário que o empreendedor consiga explicar de forma clara e envolvente o que pretende fazer, quanto tempo isso levará, quem são os seus concorrentes e quanto dinheiro será necessário.

Tudo isso, claro, sem parecer ameaçador ou desorganizado.


Como Contar uma História que Cativa

Então, como se conta uma história que cativa investidores experientes como Valentine? Primeiro, é essencial que o empreendedor se sinta confortável ao falar sobre a sua ideia, e isso só acontece quando ele domina completamente o assunto e acredita verdadeiramente no que está a apresentar. Mas não é só isso.


Valentine e a sua equipa na Sequoia aprenderam a fazer perguntas que ajudam os empreendedores a contar as suas histórias de maneira mais eficaz. Eles sabem que muitos empreendedores são "contadores de histórias amadores" e, por isso, fazem perguntas que os guiam a explicar de forma mais clara e completa o que realmente querem realizar.


Sam Altman também acredita que os fundadores que conseguem articular claramente o que fazem e por que fazem isso, são mais propensos a atrair bons funcionários, investidores e claro mais clientes. A visão de Sam neste artigo: "Sam Altman: YC e as Qualidades dos Melhores Fundadores"


Casos de Sucesso e Falhanço

Valentine também lembra que nem sempre o sucesso é garantido, mesmo com uma boa história, no entanto, ele acredita que o ato de contar histórias é tão poderoso que pode, muitas vezes ser o fator decisivo entre: receber financiamento ou não, atrair o melhor talento ou não, cooperar com clientes ou não...


Valentine ao longo da carreira viu muitas histórias de startups que falharam não por falta de tecnologia ou de mercado, mas porque não conseguiram alinhar a sua visão com uma história que tivesse impacto com os investidores, clientes e funcionários.


Por outro lado, muitos dos maiores sucessos da Sequoia começaram com uma história bem contada. Empresas como Apple, Cisco e Yahoo! conseguiram atrair investimentos iniciais significativos porque os seus fundadores souberam envolver os investidores nas suas visões de futuro.


Outra empreendedora que sabe muito bem o poder de uma boa história é Melanie Perkins CEO e Fundadora da Canva, que após centenas de rejeições percebeu que era a história que contava o problema, e não o produto em si. Descobre como ela consegui mudar a narrativa do seu produto: "Como Contar a História do Teu Produto, by Melanie Perkins"


Pensamento Final

No final das contas, o conselho de Don Valentine é claro: se queres ter sucesso no mundo das startups, precisas dominar a arte de contar histórias.


Não basta ter uma ideia brilhante é necessário saber apresentá-la de uma forma que inspire, convença e conquiste aqueles que têm o poder de transformar essa ideia em realidade. Afinal, como Valentine bem disse, “o dinheiro flui em função das histórias”.




Explora as ideias de Don Valentine com esta palestra:

A arte de Storytelling até ao topo, By Don Valentine



 
bottom of page