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Paypal passou de 45M$ para 500M$ em 3 meses | Avaliação de Startups: Peter Thiel


Avaliação de Startups: Peter Thiel e Paypal 500M$

Quando se trata de angariar financiamento para uma startup, a negociação típica gira em torno da avaliação da empresa, onde geralmente: os investidores procuram uma avaliação mais baixa e os fundadores desejam uma avaliação mais alta.


Tradicionalmente este debate é geralmente enquadrado como um "prémio sobre a última ronda" de financiamento.


A opinião de Peter Thiel, co-fundador da PayPal é que esta abordagem está errada e poderá prejudicar a empresa durante o processo de levantamento de capital.

Para Thiel em vez de focar a avaliação como um prémio sobre o passado, Thiel sugere que a avaliação de uma startup deve ser vista como um desconto para o futuro e o pitch tem que ser focado nessa perspectiva.


Vamos explorar esta ideia e como ela pode ser aplicada de forma prática.


O Exemplo da PayPal

Para ilustrar esta estratégia, Thiel recorre ao exemplo da empresa que co-fundou o PayPal que em dezembro de 1999, fechou uma ronda de financiamento com uma avaliação pós-dinheiro (post-money) de 45 milhões de dólares. Três meses depois em março de 2000 a empresa fechou uma nova ronda com uma avaliação pré-dinheiro (pre-money) de 500 milhões de dólares: uma multiplicação de aproximadamente 5 vezes no valor por ação, e não foi pelo desenvolvimento desses 3 meses.


Este aumento drástico levanta a questão: como é possível justificar uma subida tão rápida na avaliação? De 45 milhões para 500 milhões em....90dias?


A resposta está na forma como a ronda foi apresentada aos investidores. Os fundadores da PayPal posicionarão essa ronda de capital como a última antes da Oferta Pública Inicial (IPO), o que forçou os investidores a considerar o investimento como.... a última oportunidade de obterem um potencial desconto sobre o valor futuro da empresa após a IPO. Ou seja, com este ângulo de negociação conseguiram que todo o foco fosse em torno de "agora, ou nunca mais", e evitar a conversa tradicional de avaliação que seria o prémio sobre as métricas do passado recente.


Para os investidores não importava o que tinha acontecido três meses antes, o foco estava no que a empresa poderia valer no futuro considerando um evento fundamental como uma IPO.


O "Erro" de Focar no Passado

A lógica de valorizar uma startup com base no progresso passado é falaciosa porque subestima o potencial futuro. Ao definir a avaliação como um prémio sobre o que já foi alcançado, os fundadores podem cair na armadilha de limitar o crescimento percebido da empresa.


Esta abordagem não transmite aos investidores o verdadeiro valor de longo prazo da empresa, limita a conversa sobre os milestones no futuro e o impacto desses para o investimento deles.


A Perspectiva do Desconto para o Futuro

Thiel propõe uma mudança de paradigma: em vez de valorizar a empresa com base no passado a avaliação deve ser considerada um desconto para o futuro. O raciocínio é simples: se a empresa tem potencial para crescer substancialmente, então o valor atual da empresa é uma oportunidade de "desconto" em relação ao seu valor futuro.


Na prática a questão fundamental é que evento é relevante para tornar tangível para os investidores o valor futuro da empresa que eles irão beneficiar diretamente? No caso do Paypal era a oportunidade de aumentar o valor da participação antes da IPO da empresa.


Alavancar eventos estratégicos para levantar capital

No processo de levantamento de capital cada startup terá uma dinâmica diferente, e o processo de levantamento de fundos pode variar significativamente dependendo do estágio da empresa, do mercado, dos objetivos a longo prazo e eventos a acontecer.

Contudo, o objetivo de hoje é que os fundadores considerem abordagens inovadoras para atrair investidores e criar um sentido de urgência.


Exemplos de Eventos Potencialmente Apelativos para Investidores:

Evento

Descrição

Impacto Potencial

IPO

Oferta Pública Inicial

Potencial de grande valorização antes da abertura de capital.

Aquisição Estratégica

Compra ou fusão com uma empresa. Sinergias potenciais (1+1=3)

Aumenta a atratividade ao sugerir retornos rápidos.

Parcerias Exclusivas

Colaborações estratégicas com grandes empresas, e grandes canais de distribuição

Demonstra potencial de crescimento acelerado e ampliação do mercado.

Lançamento Global

Expansão para mercados internacionais

Última oportunidade de comprar uma participação antes da expansão em países com grande valor

Desenvolvimento de Tecnologia

Inovação prestes a ser lançada (demonstrar aos Investidores)

Aumenta a percepção de futuro impacto

Ao apresentar eventos que estão a decorrer na empresa como oportunidades únicas, os fundadores podem instigar nos investidores a urgência de capitalizar em um momento crucial que pode definir o valor futuro da empresa.


Por exemplo, se o investidor tiver confiança que a empresa vai ter sucesso em um mercado crucial prestes a abrir, ou se acreditarem que o novo parceiro que vai usar os seus canais de distribuição para promover o produto/serviço para um número elevado de clientes - os investidores podem considerar uma oportunidade única de aumentar a participação antes que este potencial se materialize e o custo da participação aumente drasticamente no curto prazo.


Pensamentos Finais

Avaliar uma startup como um desconto para o futuro, em vez de um prémio sobre o passado, é uma abordagem que não só realça o potencial de crescimento da empresa, mas também pode tornar o investimento mais atrativo para os investidores.


Esta mudança de perspetiva pode ser o fator decisivo para garantir que o foco da negociação e todo o processo seja focado no futuro e dos eventos a decorrer brevemente.


Da próxima vez que estiveres a preparar o teu pitch, lembra-te de que os investidores estão a procurar o futuro, não o passado, mas é preciso de os relembrar de forma criativa e confiante.



 
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