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Brian Chesky: como a Airbnb Resolveu o Problema do Ovo e da Galinha


Airbnb Founder Brian on Stage

Imagina que tens uma ideia brilhante: um marketplace que vai revolucionar a forma como as pessoas viajam. Mas há um problema gigante pela frente algo que no mundo dos negócios é conhecido como o "problema do ovo e da galinha".


Brian Chesky o cofundador da Airbnb, enfrentou este desafio de forma épica e neste artigo vamos explorar como ele e a sua equipa conseguiram superar esse obstáculo.


O Desafio do Ovo e da Galinha

O problema do ovo e da galinha é simples, mas poderoso: as pessoas que estão a viajar não querem reservar casas num site que não tem propriedades disponíveis, e os proprietários não querem listar as suas casas num site sem utilizadores interessados em reservá-las.


Então, como é que se cria um mercado quando nenhuma das partes está disposta a dar o primeiro passo? Foi exatamente isso que a Airbnb enfrentou nos seus primeiros dias.


O momento certo: Barack Obama e a Convenção Nacional Democrata

O verão de 2008 trouxe uma oportunidade única para a Airbnb. Barack Obama estava a preparar-se para a Convenção Nacional Democrata em Denver, e algo inesperado aconteceu: ele decidiu mudar o evento para um estádio de futebol com capacidade para 80 mil pessoas, em vez de um pavilhão com apenas 20 mil lugares. Isso significava que milhares de pessoas iam precisar de alojamento, e rápido!


Chesky e a sua equipa viram ali a sua oportunidade e sabiam que mesmo que conseguissem atrair apenas uma pequena fração dessas pessoas, poderia ser o começo de algo grande. Então, começaram a trabalhar, inicialmente contactando pessoas locais em Denver para listar as suas casas na plataforma. Mas não ficaram por aí.


Perceberam que precisavam de visibilidade, então começaram a enviar e-mails para bloggers, depois aos media locais e eventualmente chegaram aos grandes meios de comunicação como o Wall Street Journal, New York Times e até CNN.


O Poder da Recomendação e da Paixão dos Utilizadores

O sucesso da Airbnb não foi imediato. Mesmo depois de aparecerem na CNN e em outros grandes jornais, ainda eram apenas "alguns rapazes numa sala de estar, sem dinheiro e sem negócio". Mas algo começou a mudar: as pessoas que usavam o serviço começaram a apaixonar-se pela ideia e foi aqui que Paul Graham o primeiro investidor da Airbnb, deu um dos conselhos mais valiosos para Chesky e sua equipa:


"É melhor ter 100 pessoas que te amam do que um milhão de pessoas que apenas gostam de ti."


Com essa mentalidade a Airbnb focou-se em criar uma base de utilizadores leais e apaixonados. Eles não tentaram agradar a todos logo de início, mas dedicaram-se a fazer com que um pequeno grupo de utilizadores ficasse realmente impressionado. E essa paixão gerou um efeito dominó, essas 100 pessoas que adoravam a Airbnb contaram aos seus amigos que por sua vez, contaram a outros e assim por diante.


A Lição da Airbnb: Crescimento Lento, Mas Sólido

O que podemos aprender da história da Airbnb é que por vezes o crescimento não precisa de ser imediato ou explosivo. Na verdade, pode ser mais eficaz focar-se em ganhar a confiança e a paixão de um pequeno grupo de utilizadores, e estes primeiros apoiantes são os que vão ajudar a espalhar a palavra e a criar uma base sólida para o teu negócio. Fazer coisas que não escalam, é válido, e pouco falado como o caminho para o sucesso na fase inicial.


O problema do ovo e da galinha pode parecer insuperável, mas a história da Airbnb mostra-nos que com criatividade, timing e um pouco de sorte, é possível superar até os maiores desafios. Portanto, se estás a começar um marketplace ou um negócio com um desafio similar, lembra-te: pode ser melhor começar pequeno, mas com um foco claro em criar uma experiência incrível para os teus primeiros utilizadores. Quem sabe, eles podem ser os catalisadores que levarão o teu negócio ao sucesso.

 
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