
Uma das fases mais críticas e ao mesmo tempo, mais desafiadoras é alcançar o product/market fit. Esse termo foi popularizado por Marc Andreessen e refere-se ao ponto em que uma startup encontrou um produto que satisfaz as necessidades de um mercado de maneira tão eficaz que a procura começa a crescer de forma exponencial.
Mas, como Patrick Collison (Fundador) da Stripe destaca há um erro comum que muitas startups cometem nesse estágio inicial: não iterar com rapidez suficiente.
A Importância da Iteração Rápida e o Product Market Fit
No estágio de pré-product market fit a chave do sucesso está na capacidade de responder rapidamente ao feedback dos primeiros utilizadores. Patrick Collison compara esse processo ao conceito de OODA Loop (Observar, Orientar, Decidir, Agir), desenvolvido pelo piloto de combate John Boyd. Boyd revolucionou o combate aéreo ao focar-se na importância da resposta rápida e adaptabilidade em vez de apenas confiar na velocidade ou poder das armas.
Para uma startup, isso significa que o foco deve estar em ouvir os utilizadores iniciais, identificar as necessidades que eles têm e ajustar o produto de forma rápida e eficiente. Cada ciclo de feedback é uma oportunidade de melhorar e aproximar-se do ajuste perfeito entre produto e mercado. Quanto mais rápido se iterar, mais rápido se poderá encontrar esse ponto crucial.
Naval Ravikant é um empreendedor e investidor de sucesso de Silicon Valley, e também considera que o ciclo de feedback é fundamental. Contudo vai mais além do que Patrick defende e defende que os fundadores devem saber programar senão o loop de feedback será o caminho para o fracasso (Artigo de Naval a explicar o seu pensamento acerca de este tópico)
O Dilema do Tamanho da Equipa
Outra questão crítica que Collison aborda é o tamanho da equipa durante essa fase inicial.
É tentador para muitos fundadores expandir a equipa rapidamente, acreditando que mais pessoas significam mais progresso, no entanto, Collison alerta que uma equipa maior pode, paradoxalmente, desacelerar o processo.
Com cada nova contratação há um tempo de adaptação, integração e alinhamento que pode interferir na agilidade da startup. Mais pessoas significam mais comunicação, mais coordenação e muitas vezes mais complexidade. Em vez de acelerar o desenvolvimento, uma equipa maior pode sobrecarregar o processo, fazendo com que a startup perca o seu ritmo ágil e o ciclo de feedback efetivo seja mais lento.
O Tamanho Ideal da Equipa
Para Collison dependendo do produto e do mercado, uma equipa entre 2 e 10 pessoas pode ser o tamanho ideal para manter a agilidade e eficácia. Este é o ponto onde a empresa é suficientemente pequena para responder rapidamente às mudanças, mas grande o suficiente para dividir as tarefas essenciais.
A decisão de contratar deve ser tomada com cuidado, considerando se a nova adição realmente vai aumentar a capacidade da empresa de iterar e responder ao feedback do mercado ou se apenas vai adicionar camadas de complexidade desnecessária.
(Artigo relacionado ficar "Ficar Pequeno Até Encontrar um Modelo de Negócio Repetível, by Naval Ravikant")
Como Decidir se Deves Aumentar a Equipa
Collison descreve um cálculo mental que os fundadores devem fazer ao considerar aumentar a equipa, sendo a questão central: esta nova pessoa vai permitir que sejamos mais rápidos e eficazes a responder ao que estamos a aprender sobre os nossos utilizadores?
Para responder a isso, deves considerar:
O Custo de Contratar: Leva tempo encontrar a pessoa certa e contratá-la, tempo esse que poderia ser usado para melhorar o produto.
O Custo de Integração: Um novo membro da equipa precisa de tempo para aprender sobre a empresa, o produto, e o mercado. Até lá pode não contribuir plenamente.
O Custo de Coordenação: Mais pessoas significam mais comunicação, e muitas vezes mais desafios de coordenação o que pode desacelerar o processo de tomada de decisão.
Se após consideres esses pontos, a resposta for que a nova contratação vai realmente ajudar a startup a iterar mais rápido e a mover-se mais rapidamente em direção ao product/market fit, então faz sentido avançar. Caso contrário, pode ser mais inteligente manter a equipa pequena e focada.
Pensamentos finais
Alcançar o product/market fit é sem dúvida uma das etapas mais importantes na jornada de uma startup e para chegar lá é essencial focar na iteração rápida e eficiente, ouvindo atentamente o feedback dos utilizadores e ajustando o produto de acordo. Ao mesmo tempo, é crucial manter a equipa no tamanho certo, garantindo que cada membro adiciona valor sem criar camadas desnecessárias de complexidade.
No final, a velocidade e a capacidade de adaptação são os verdadeiros trunfos de uma startup em busca de sucesso. É uma dança delicada entre crescimento e agilidade, e quem conseguir equilibrar esses elementos terá uma vantagem clara na corrida pelo product/market fit.
Se quiseres perceber mais a fundo as ideias de Patrick Collison de como gerir e crescer uma startup, recomendamos o seguinte vídeo: