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Quando e como devo trazer advisores a bordo? e devo dar-lhes uma parte da empresa? Travis Kalanick, Fundador Uber


“Quando e como devo trazer advisores a bordo? E devo dar-lhes uma parte da empresa?”

Quando se começa uma startup, uma das perguntas que surgem é: “Quando e como devo trazer advisores a bordo? E devo dar-lhes uma parte da empresa?” Travis Kalanick, fundador da Uber tem ideias claras sobre este assunto e dada a experiência dele, claramente sabe do que fala.


Travis ao construir uma das maiores startups do mundo (Uber) teve de lidar com uma leque diverso de Advisors: os bons e os maus. Vamos então explorar como evitar relações complicadas com os Advisors da tua startup, como pensar acerca da estrutura de compensação, e como evitar maus advisors.


A Armadilha dos Maus Advisors

Muitos empreendedores acabam por ter experiências decepcionantes com Advisors. Porquê? Porque em muitos casos tentam espremer ao máximo o que oferecem aos Advisors na estrutura da compensação, esperando que aceitem trabalhar por quase nada em troca. É aqui que começam os problemas, mesmo que só se manifestem muito tempo mais tarde.


Imagina que estás a tentar trazer uma Advisor de topo para a tua startup, se ofereces uma fração muito pequena do que ela merece, uma de duas coisas vai acontecer: ou a advisor é incrível, mas não se esforça por ti, ou acabas por contratar um advisor medíocre que vai causar mais problemas do que resolver.


Como Avaliar o Valor do Advisor - O que Pagar?

A melhor forma de atrair Advisors que realmente vão fazer a diferença é pensar da seguinte maneira: Se o fosse contratar a tempo inteiro, quanto lhe pagaria? Isso inclui tanto o salário em dinheiro quanto a participação no capital da empresa (equity). Agora, como provavelmente não o vais ter a tempo inteiro deves considerar quantas horas por semana ele vai trabalhar e oferecer uma fração proporcional do que darias a tempo inteiro.


Por exemplo, se achas que ele vale um salário e uma parte da empresa a tempo inteiro, mas ele vai trabalhar apenas 10 horas por semana, oferece-lhe 1/4 desse valor total. E se não tiveres dinheiro para pagar, transforma esse montante em equity value. Desta forma, estás a valorizar o tempo do Advisor de forma justa, realista e podes ser exigente com eles - dado que têm skin in the game.


Estabelecer Expectativas Claras desde do Início

Ao valorizares corretamente o tempo do Advisors, crias expectativas claras desde o início. Se estás a oferecer uma parte significativa da empresa, então é justo que esperes resultados à altura.


Como diz Kalanick: "Traz o trovão, ou estás fora" ("bring the Thunder dude and if you don't um you're fired"), ao tratar o Advisor como um verdadeiro colaborador da empresa, estás a assegurar-te de que ele vai dar o seu melhor.


Se, por outro lado tentas poupar demasiado e ofereces uma parte minúscula da empresa para o esforço pedido, o que é que esperas? É provável que o Advisor não se esteja motivado a fazer muito por ti, ou pior, que traga mais problemas do que soluções.


Faz do Advisor um Parceiro, Não um Peso Morto

Kalanick destaca algo crucial: ao valorizar adequadamente o advisor, estás a transformá-lo num parceiro ativo do teu negócio. Ele agora tem um incentivo real para ver a tua startup crescer, porque o sucesso dele está diretamente ligado ao teu. Se as expectativas são claras e a recompensa é justa, a probabilidade de teres um Advisor que realmente faz a diferença aumenta exponencialmente.


Pensamentos Finais

Gerir uma startup já é um desafio por si só, e a última coisa que precisas é de Advisors que não estejam à altura do desafio. Lembra-te: não tentes cortar nos custos quando se trata de trazer talento de topo e com valor acrescentado. Avalia corretamente o valor que o Advisor pode trazer e recompensa-o de forma justa.


Ao fazer isso, estarás a construir uma equipa de advisors que não só te apoia, mas que também está investida no sucesso da tua startup. Afinal como Travis Kalanick nos mostra, o segredo está em fazer dos Advisors verdadeiros parceiros, e não pesos mortos.

 
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